sexta-feira, 24 de abril de 2009

Exilios


Meus amig@s, uma dica de um filme belíssimo. Exílios(Exils, França, 2004)do diretor Tony Gatlif, narra a viagem de um casal de franceses descendentes de argelinos ao seu país natal, a Argélia.

Seguindo o curso contrário do fluxo migrátorio, saindo da Europa em direção à África, eles vão em busca de uma identidade que não conseguem encontrar na França. Tampouco a África lhes é familiar, pois vão sem conhecimentos acerca da situação politica e cultural de sua terra ancestral. Como exilados, sem raízes certas, mas sedentos por elas, os dois se entregarão ao que consideram ser a essência perdida de sua identidade cultural.

Destaque para a trilha sonora multietnica e contemporânea dialogando o tempo inteiro com a temática da obra, inserindo-se durante as festas locais dos lugares por onde passam os protagonistas e em muitos momentos quando eles escutam música em seu walkman, um recurso de linguagem inovador. A fotografia é também um ponto alto do filme, dinâmica e inventiva, fazendo uso excelente de planos sequência. Vencedor do prêmio de melhor direção do Festival de Cannes 2004.

Este filme foi indicação do meu querido Ennião, do blog nopaudagoiaba.blogspot.com, e pode ser encontrado na T2 Vídeo Locadora, que fica a Av. T2, no posto Ipiranga logo acima da Av. T8 em Goiânia, GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário