segunda-feira, 15 de junho de 2009

Se inspire no Caetano...

No ano passado fiquei indignado ao saber que o badalado e milionário Cirque du Soleil foi beneficiado com dinheiro público via Lei Rouanet(a tal lei federal de incentivo ã cultura brasileira?!?) para sua mega turnê brasileira que passou por poucas cidades e cobrou preços exorbitantes pra quem pode ver os talentosos artistas.

Mas não fiquemos tristes, não são apenas os grandes empreendimentos artísticos estrangeiros que ganham grana da Rouanet, nossos grandes artistas brasileiros também são beneficiados. É o caso de Maria Bethânia que recebeu cerca de um milhão e meio de reais pra sua turnê. Agora, polêmica, negaram o beneficio ao seu irmão, o nosso grande gênio da música popular brasileira, Caetano Veloso. Mas essa história não acabou, vem vindo intervenção ai do senhor Ministro da Cultura, olha só, o caso é importante. Na verdade quem vetou foi um conselho que discute os beneficios da lei, mas o senhor Ministro pode vetar suas decisões caso ele veja que há uma distorção ou então caso ele Ministro sofra alguma pressão...será? O mesmo aconteceu com Bethânia, e o tal senhor M liberou a verba pra ela e deve liberar pro Caetano, que pediu modestos 2 milhões de reais.

Afinal de contas, artistas consagrandos merecem também incentivo público, eles que lotam estádios, teatros, ruas. Eles que estão preocupados com o acesso de todos e todas a sua arte. Ivete também é beneficiada, afinal, o povo a ama. Daí você, músico que rala por ai, que acredita que toca bunito, que dá a cara a tapa, vem de peito aberto, acredita...se lasca. Vocês, nós, meus queridos e minhas queridas, não somos produtos valorizados pelo mercado e nem pelo Ministério da Cultura, eita ferro.

Quem sabe daqui a 20 anos, quando você for um medalhão de nossa música, tiver vendido milhões de discos, lotado os espaços, aparecido no Faustão, participado no show da Ivete, cobrar ingresso de 200 pila pro seu show, ai sim, você poderá sonhar com algum incentivo público. Não desanime!! Se inspire no Caetano...e continue pagando seus impostos, consumindo, vai firme que tu chega lá!

2 comentários:

  1. A nossa vingança vem através de um forte refletor de luz e um palco limitado! ttiibbuuummmm... Caetano caiu com toda a sua arrogância e prepotência ao solo, à nossa altura, ao nosso alcance, se aproximou de nossa insignificância...

    Tirando a brincadeira, o que esperar dessas leis de fomento e incentivo?! Talvez algumas migalhas para podermos seguir respirando, compondo o lindo mosaico cultural que o Minc adora exibir...

    Nossa solução é seguir fazendo, independente destes babacas engravatados ou desses medalhões, como vc disse roqueto, e continuar nossos sonhos e resistências sempre desconfiados com o Estado e com o Mercado.

    ResponderExcluir
  2. fiquei chocado com isso, não sabia que rola. nem sei o que dizer, só que estou mesmo chocada...

    ResponderExcluir