segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Guerra e paz


O presidente pop Barack Obama ganhou o prêmio Nobel da paz. Ainda não consegui entender muito bem porque ele mereceu tal premiação, que me pareceu mais um desdobramento do oba-oba feito para o primeiro presidente negro da história dos EUA.

Na prática Obama não tem contribuido para a paz ao aumentar o contingente de soldados americanos no Afeganistão. Em seu discurso ao receber o prêmio ele afirmou que seu país trava uma guerra pela paz, a guerra ao terror. Seguindo a lógica de seu antecessor, Obama, agora no poder, nos mostra claramente onde se aproximam.

Um fato interessante a citar é que a prisão para os acusados de terrorismo em Guantánamo, Cuba, ainda hoje não foi desativada. Durante sua campanha um dos principais alvos das criticas de Obama foi a famigerada prisão, lugar de tortura e ausência de direitos civis. O plano agora é transferir os presos para um novo local, dentro do território norte-americano.

No Iraque as tropas permanecem. Em relação ao conflito entre Israel e Palestina a Casa Branca nunca pareceu tão indiferente, permitindo aos israelenses arbitrar ao seu bel prazer. Afinal, qual foi a real contribuição de Obama à paz? Ter vencido as eleições? Ser o primeiro negro no cargo mais poderoso do mundo? Alguém sabe de um feito seu realmente relevante para a paz no mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário