segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Goiânia motorizada

Goiânia completou 77 anos, é a terceira capital mais jovem do país, mais velha que suas irmãs Brasília e Palmas. Eu vivo aqui há 16 anos. Sou mais um dos milhares de migrantes que vieram pra cá, mais um das Minas Gerais.

Muita coisa mudou por aqui nestes 16 anos. Prédios brotaram aos montes, comércios apareceram do nada, a vida cultural se agitou, a população cresceu, tragédias como a do Pq. Oeste Industrial aconteceram e foram meio que esquecidas, mas com certeza, o que mais tem me marcado é ver a crescente motorização da cidade.

A cada dia suas ruas ficam mais abarrotadas de veículos, a cada dia as pessoas vão ficando mais intolerantes neste trânsito caótico. Os prejuízos não são somente à mobilidade urbana e à boa convivência entre os cidadãos, mas também ao meio-ambiente, já que o ar da cidade se torna cada dia pior. E os carros velhos, vão pra onde? Já perceberam o tanto de novas concessionárias que vem abrindo as portas?

Eu sempre gostei de viver em Goiânia, mas tenho sentido que um futuro sombrio vem pela frente. A cidade motorizada é uma cidade cada vez menos humana, aliás, ela revelará o pior lado de nossa humanidade. Espero que esse meu pessimismo não se realize, mas observando a realidade, é dificil pensar diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário