terça-feira, 5 de outubro de 2010

Imundice eleitoral

Os postulantes a cargos públicos nestas eleições mostraram toda sua falta de respeito aos espaços coletivos, sujando as ruas das cidades com milhares de santinhos que nem poderão ser reciclados.

No sábado pela manhã estive em Aparecida de Goiânia para dar aula, e me deparei logo cedo com a cidade totalmente imunda, com santinhos, bandeiras e mesmo cartazes jogados por todos os lados. Algumas crianças, em sua inocência, corriam a coletar diversas bandeiras, que possivelmente seriam reaproveitadas em alguma brincadeira.

Não foi diferente o cenário em meu retorno à Goiânia, com ruas completamente imundas. Lembro-me que anos atrás esse cenário era constante durante as eleições, causando um prejuízo ambiental gigantesco. Hoje, com algumas mudanças na lei eleitoral, os candidatos são obrigados a se conterem, mas na vespéra das eleições sempre retornam a essa prática, mostrando um descaso total pela cidade, pelas pessoas, pelo meio ambiente.

E ainda querem ocupar um cargo para representrar o povo? Querem trabalhar pelo coletivo? Alguém acredita? Talvez aqueles que assim como eles veem o mundo como nossa grande lixeira.

2 comentários: