quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lixo, lixo, lixo, lixo...

Que a ação do homem vem destruindo o planeta não é novidade. Para aqueles mais sensíveis, um breve olhar pela cidade já denunciará a tragédia em que estamos nos metendo.

O pior de tudo isso é perceber que a maioria de nós parece achar normal a quantidade de lixo que produzimos e a maneira totalmente irresponsável com que lidamos com ele. Vejo nas ruas pessoas jogando lixo no chão como se aquilo não fosse nada, como se ao sair de sua mão aquele dejeto se desintegrasse.

É isso não é só. Goiânia está cada dia com o ar mais poluído, seja de fumaça ou das ondas sonoras, ambas poluições produzidas pelo grande número de automóveis circulando pelas ruas. Os diversos rios que cortam a cidade estão cheios de esgoto, de garrafas pet, de sacos plásticos, pneus, latas e vários outros materiais. Aqui nem nascentes são respeitadas, pois várias edificações foram erguidas em cima delas ou próximas às suas áreas de preservação.

Esse é o nosso cenário, em poucas linhas. No resto do mundo não é diferente. Um amigo meu, Renato, me enviou um link com fotos e disse que lembravam meu trabalho com o Vida Seca. São fotos tristes, mas que revelam uma realidade que deve ser conhecida. Posto duas delas aqui, no link há cerca de 20, captadas em diversos países, a maioria na China e India, dois países superpopulosos.

Nós seres humanos, com nosso teleencefálo altamente desenvolvido e nosso polegar opositor, construimos a grande proeza de nos afogar em nossos próprios dejetos. Uma tragédia.

Veja todas as fotos

Um comentário:

  1. Oi Roqueto!

    Obrigada você por estar ligado no blog e por ajudar a divulgar as nossas artes genuinamente goianas!

    Um abraço forte...

    ResponderExcluir