terça-feira, 5 de maio de 2009

Relatos de uma Virada - parte 3


No domingo dia 03 de maio, depois de dormir algumas horinhas, voltamos para nossos últimos momentos de Virada Cultural. Pegamos o metrô rumo ao Anhangabaú e chegando lá resolvemos conferir um espetáculo de dança com a Cia de Ballet da Cidade de Niterói, que apresentou Enquanto Dure... criação do Henrique Rodovalho, da Quasar, que por sinal havia se apresentado no mesmo palco no dia anterior.

Antes dei uma volta pra ver como estava a fila para o Francis Hime – enorme – e acabei vendo um pouco do grupo francês que declamava poemas ao pé do ouvido da galera. Depois da dança fomos encontrar nossos amig@s Pablo – um dos fundadores do grupo que participo, o Vida Seca – e Fabiana, que estavam no local certo, o show dos Novos Baianos.

Foi maravilhoso vê-los ao vivo, mesmo sem Moraes Moreira e Armandinho, já que Pepeu e Baby compensaram suas ausências com uma energia incrível que levou a galera na São João ao delírio. Pra mim um momento único, pois nunca imaginei que iria ouvir aquelas músicas maravilhosas ao vivo e a cores. Pra fechar com chave de ouro uma seqüência com Sampa de Caetano, Preta Pretinha e Brasileirinho, pra deixar todo mundo arrebatado. Lindo, lindo, lindo!!!!Só alegria!!!

Por fim, depois de um passeio pelo centro com os amig@s chegamos a nossa última empreitada, assistir ao cara que dançava com a retroescavadeira, no espetáculo "Transports Exceptionnels" da Cia Beau Geste. Eu estava muito curioso, e a Lu muito mais, pra saber como seria essa experiência. E foi arrebatador, eu inclusive me emocionei a ponto de chorar, pois era incrível como aquela máquina gigantesca e fria poderia realizar algo tão singelo e sublime junto àquele homem. Uma parábola da relação homem e máquina, aqui vista sob um ponto de vista harmonioso, mas ao mesmo tempo marcada por um tom trágico acentuado pela trilha sonora – uma ópera de clima triste e melancólico. Belo, brutal e assustador, pois afinal, aonde nos levara essa dança com a máquina?

Assista a um vídeo da performance(está não é a da Virada)

2 comentários:

  1. Haaa, eu assisti esse show na praça dos correios, muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sobre Transports Exceptionnels... me convenceu. Também fiquei instigado. Tô imaginando.

    ResponderExcluir