terça-feira, 9 de março de 2010

Cineclube Cascavel apresenta Olhares e Personagens Femininos

Repassando um convite do Cineclube Cascavel:

O Cineclube Cascavel faz homenagem às mulheres com uma sessão para os Olhares e Personagens Femininos. Seguindo a proposta da última sessão – em que foi exibido Uma Mulher é Uma Mulher de Jean-Luc Godard – a comemoração se dedica a abrir espaço para a reflexão não apenas sobre a mulher, mas sobre a complexidade das questões de gênero em sua relação direta com a criação cultural.

Nesta sessão, serão exibidos quatro curtas: Meninas, ficção de Paula Alves (RJ); Saudosa, ficção (pseudo-documentário) de Erly Vieira Jr e Fabrício Coradello (ES); De Orquídeas e Selos, documentário de Carolina Paraguassú Dayer (RJ/GO); e Nascida Para o Céu, ficção de Rogelia Pinheiro (GO). Os dois últimos, são de realizadoras goianas que estarão na sessão.

A ficção Nascida Para o Céu, de Rogelia Pinheiro, apresenta dois personagens que representam uma dura realidade em um enredo forte e ao mesmo tempo sensível. João das Dores e Zefa, um humilde casal e as típicas dificuldades da pobreza. Desempregados e sem perspectivas de futuro não vivem o melhor o momento para a gravidez de Zefa, mas ela está pronta para dar a luz aos cuidados de uma parteira da região em que vivem.

O documentário De Orquídeas e Selos, de Carolina Paraguassú Dayer, foi produzido no Rio de Janeiro e finalizado em Goiânia, tendo sido exibido pela primeira vez durante o REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, em 2008, no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Após este primeiro e único contato com o público, o filme foi remontado com uma equipe goiana e passou por uma segunda etapa de finalização que, concluído, participou de festivais nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e este ano participará Festival de Cinema de Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, em 3 de maio. Em Goiânia, o filme é inédito e será exibido publicamente pela primeira vez no Cineclube Cascavel.

A sessão desta terça, 9 de março, será seguida de debate com as realizadoras Rogelia Pinheiro e Carolina Paraguassú e o público presente.

PROGRAMAÇÃO:

Meninas | Paula Alves, Fic., 1997, RJ, 17’

Duas amigas sofrem com o preconceito e a opressão de uma sociedade católica e conservadora de uma típica cidade do interior brasileiro. Diante das pressões da Igreja e da família, uma delas revolve deixar a cidade.

Nascida Para o Céu | Rogelia Pinheiro, Fic., 2009, GO, 8’

João das Dores está prestes a ser pai. Vivendo uma dura realidade ele lamenta a incontestável luta que a criança vai ter que enfrentar na vida, um futuro talvez mais incerto que suas próprias expectativas.

Saudosa | Erly Vieira Jr e Fabrício Coradello, Fic. (pseudo-documentário), 2005, ES, 15’

Nem tudo em Saudosa é ficção.

Prêmio de Melhor Ficção no 2° Tudo Sobre Mulheres.

De Orquídeas e Selos | Carolina Paraguassú Dayer, Doc., 2009, RJ-GO, 14’40’’

Um advogado de 88 anos revê sua coleção de selos e rememora sua vida, desde a vinda de seus pais do Líbano para o Brasil, e do tempo em que colecionava orquídeas.

ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 9 de março de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Siga no twitter: cinecascavel


--
Cineclube Cascavel
Goiânia - GO
http://cineclubecascavel.blogspot.com/

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!

Cineclubismo: 80 anos democratizando o audiovisual brasileiro!

NÓS SOMOS O PÚBLICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário