terça-feira, 19 de outubro de 2010

Descobrindo Vitor Ramil


Recentemente descobri esse músico e compositor gaúcho chamado Vitor Ramil. Nunca tinha ouvido falar. Na verdade, estava procurando alguma coisa do Marcos Suzano pra baixar, fui ao site Um que Tenha e achei o disco Satolep Sambatown, de 2007.

Fiquei curioso e resolvi baixar. E que grata surpresa, o disco logo caiu no meu gosto e agora ando por ai cantarolando suas melodias. Penso que é um dos melhores discos desta década que se encerra, e, como disse meu amigo Kleuber em seu blog, misteriosamente passou despercebido.

O certo é que fiquei tão apaixonado por ele que agora estou descobrindo toda obra de Ramil, que se iniciou em 1981, ano em que nasci. Neste ano ele lançou o album Estrela, Estrela, nome de uma das canções, muito linda por sinal. Este primeiro disco lembra a MPB da época, tem horas que me pareceu muito com Milton Nascimento, e tem até um baião.

O interessante é notar a transformação do artista, que passou cada vez mais a buscar uma estética que evocasse o sentimento do individuo do sul do Brasil, o que ele chama de estética do frio. Albúns como Ramilonga e o recente Delibab trazem esse ideia com força, que aparece um pouco mais diluída em Satolep e também no excelente Tambong.

Depois que eu me familiarizar mais com sua obra voltarei a escrever. Se você também quiser descobrir e ouvir esse fantástico artista, entre no blog Um que Tenha e baixe seus discos. Vale muito a pena.

Vitor Ramil no Um que Tenha

2 comentários:

  1. Nos orgulha que um músico de nossa terra tenha caído no gosto de alguém de Goiás.Estamos há três anos em Goiânia, vindos do Rio Grande do Sul, e chegados aqui com uma imensa memória afetiva em torno da música de Vitor: ele faz um efetivo encontro o sol e o norte, as estéticas do frio e do calor tropical brasileiro. Abraços d'A Negra.

    ResponderExcluir
  2. Realmente ele é motivo de orgulho pros riograndenses do sul, um artista que traz consigo a cultura regional, mas que extrapola e comunica universalmente. Lindo.

    Abraços!

    ResponderExcluir