quinta-feira, 4 de março de 2010

Os Elefantes Brancos de Goiânia


A expressão Elefante Branco significa uma coisa grande e vistosa, mas que na realidade não serve pra nada. Em Goiânia temos atualmente ao menos duas grandes obras do governo do estado de Goiás que se encaixam neste perfil. Uma é o Centro Cultural Oscar Niemeyer e a outra o Centro Esportivo na Avenida Paranaíba, ali onde ficava o antigo Estádio Olímpico.

Ambas são heranças deste novo ícone da direita goiana, Marconi Perillo, e a manutenção da sua inutilidade para a sociedade goianiense foi feita por seu sucessor, essa figura inexpressiva chamada Alcides Rodrigues. Essas duas obras megalomaníacas serviram como carros chefes da propaganda do governo Perillo, tanto que ele fez questão de inaugurar às pressas o Oscar Niemeyer no final de sua gestão como governador, visando a propaganda para sua campanha ao Senado. O problema é que a obra estava inacabada e foi extremamente mal feita. Tanto que hoje está largada às traças, com inúmeros problemas estruturais, como infiltrações, poças d’água que se formam por todo lado, dificuldade de acesso para qualquer tipo de pessoa, uma biblioteca que não funciona e que não pode nem alojar os livros, pois corre o risco de desabar. Uma situação completamente ridícula e ultrajante. Dizem até que o homenageado que tem seu nome ligado a essa falácia quer que ele seja retirado. Nada mais coerente.

Ouvi dizer que algumas pessoas estão se movimentando para cobrar que a obra seja finalmente acabada com qualidade e posta ao uso da população. O que eu fico pensando é quando isso irá acontecer e se realmente haverá um usufruto compensador para a sociedade local. Imagine se o dinheiro mal investido ali tivesse financiado diversos centros culturais menores espalhados pelos bairros da cidade? Seria com certeza muito mais útil e democrático.

Quanto ao Centro Esportivo, o máximo que está pronto é uma grande propaganda na fachada, mostrando imagens de crianças praticando esportes com o nomes de atletas de destaque do cenário nacional abaixo das fotos, como a dizer “aqui formaremos os campeões do futuro”. Patético. São cerca de 10 anos com obras que não andam, destruíram o Estádio Olímpico e deixaram em seu lugar um imenso buraco, com um prédio inacabado ao lado. A única coisa que mal funciona ali é o ginásio Rio Vermelho. A população que vive nas proximidades sofre com a poeira do buracão do governo, aliás, uma ótima metáfora para esses 12 anos de PSDB-PP no comando de Goiás.

Agora se aproximam as famigeradas eleições e temos no páreo novamente Marconi Perillo e Íris Rezende. Como a 12 anos atrás, viveremos novamente esse pesadelo. Não há pra onde fugir minha gente. Eu farei minha objeção de consciência, votando nulo. Podem até dizer por ai os que ainda se iludem com a democracia representativa que estou me omitindo, mas não compactuarei com essa mentira.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. BOA ROQUETÃO!!!! Esses dois empreendimentos representam o erro grave que foi deixar o estado nas mãos desses crápulas. O maucaratismo foi tão gritante que até dar um calote no próprio Niemeyer eles conseguiram dar. O famoso arquiteto briga na justiça com o governo do estado pelo pagamento de direitos ao seu escritório de arquitetura que misteriosamente sumiu (ou teria sido desviado?). Uma vergonha pra nossa cidade, pro nosso estado, pro mundo inteiro enfim!!!!!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. falou e disse.
    muito bom o texto.
    muita ruim a realidade...
    a população deve se posicionar e atuar em prol de mudanças efetivas, antes que o nosso próprio país se torne ele mesmo um grande elefante branco!

    ResponderExcluir