quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nóbrega faz ode à música brasileira


Antônio Nóbrega é um desses artistas que podem ser considerados puristas. Para ele não há espaço em sua obra para hibridismos, principalmente com a música pop, como fazem muitos artistas da música brasileira de hoje em dia considerados "descolados". Essa postura, herança do Movimento Armorial, rendeu-lhe inclusive polêmicas com a turma do Mangue Beat, a quem ele nunca admirou muito e, diga-se, parece que a recíproca é verdadeira.

Seu show de ontem no Música no Campus é a prova de seu amor, em sua próprias palavras, e acima de tudo, compromisso com a música brasileira em sua essência. Frevo, baião, xaxado, coco, ciranda, maracatu, choro e samba foram os pontos de parada dessa viagem por nossa música.

É claro que a enfâse foi dada ao sons da região nordeste, pois ai reside sua origem, sua história. Um passeio saboroso pela obra de Jackson do Pandeiro marcou o inicio da catarse dançante que se tornaria o show dali em diante. Houve espaço para Nelson Cavaquinho e Ernesto Nazareth.

Escudado por uma banda perfeita, Nóbrega fez seu espetáculo à parte, tocando viola clássica, bandolim, cantando e dançando com um vigor invejável. Interagiu com o público, descendo do palco e dançando alegremente.

Independente de ser purista, de ter uma opinião controversa sobre o que é música de qualidade, Nóbrega impõe respeito pois é um artista honesto e coerente com o que acredita, com a arte que se propõe a fazer. Em uma palavra: encanta.

2 comentários:

  1. Roqueto, tá massa seu blog... Parabéns... E também fiquei sabendo que saiu a viagem hein... Parabéns novamente... Fico feliz!!! É isso ai galera...

    ResponderExcluir
  2. Valeu demais! Um abraço e força pra nós todos, pois merecemos!

    ResponderExcluir