sábado, 27 de março de 2010

Solidariedade acima da brutalidade


Essa imagem, registrada pelo fotográfo Claynton de Souza, da Agência Estado, me fez pensar bastante. Um professor ajuda um policial ferido, em meio as agressões sofridas por seus colegas pelos parceiros daquele que ele ajuda. A greve dos professores em São Paulo tem sido duramente reprimida pelo governo Serra através da Policia Militar.

Sou professor aqui em Goiânia e fui agredido junto a várias pessoas pela PM goiana, durante o último carnaval. Não era uma manifestação, apenas estavamos nos divertindo e fomos expulsos da rua pela violência oficial, sem motivos plausíveis, se é que eles poderiam existir.

Diante disso eu me pergunto se teria a mesma solidariedade deste professor para com o policial ferido. Não sei. De qualquer maneira seu ato mostra que a solidariedade humana muita vezes consegue ser mais forte que a barbárie.

7 comentários:

  1. Eu até tinha desconfiado, mas quis acreditar que não. O suposto professor é na verdade um policial a paisana.

    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1546756-5604,00-MANIFESTACAO+DE+PROFESSORES+DEIXA+FERIDOS+EM+SP+SEGUNDO+A+POLICIA.html

    ResponderExcluir
  2. http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1546756-5604,00-MANIFESTACAO+DE+PROFESSORES+DEIXA+FERIDOS+EM+SP+
    SEGUNDO+A+POLICIA.html

    ResponderExcluir
  3. Enquanto tudo isso acontecia a imprensa fazia do julgamento do caso Isabela Nardoni um grande espetáculo.

    ResponderExcluir
  4. Neste link tem um ótimo relato sobre a repressão à greve dos professores de São Paulo: http://betobiologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Vixi, a patrulha ideológica veio a todo vapor; não quero decepicioná-los mas o corajoso senhor que salvou a policial das pauladas dos brucutus, era também um policial. Como eu sei disso? A policial ferida testemunhou.
    Quem dá paulada na cara de uma mulher nunca poderá mostrar "que a solidariedade humana muitas vezes consegue ser mais forte que a barbárie", pelo simples fato de que são estas mesmas pessoas que a provocam.

    Não, canalhas!
    Os “homens” de Dilma e Bebel não salvam ninguém!
    Os “homens” de Dilma e Bebel quebram a cara de mulheres!

    http://veja.abril.com.br/blog/mainardi/na-revista/boletim-de-ocorrencia/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+mainardi+%28Diogo+Mainardi%29&utm_content=Google+Reader

    ResponderExcluir
  6. Não me decepcionei, aliás, até já havia informado no primeiro comentário sobre isso. Eu até tinha desconfiado, quando vi a notícia, que poderia se tratar de um p2.

    Quanto aos seus demais comentários, vou me abster de dizer qualquer coisa, pois simplesmente me dá preguiça de iniciar um debate infertil com alguém com essa retórica direitista raivosa, que tem a Veja e o Mainardi como referências.

    ResponderExcluir
  7. Será que as professoras feridas também foram ouvidas?! Provavelmente não. Nem antes e nem depois de serem agredidas.

    ResponderExcluir